deutsch | english | español | português
Terça, 15. Dezembro 2009 14:48 Age: 14 yrs

Cuba

Com ajuda de uma igreja batista, Deus transforma um bairro inteiro, a taxa de criminalidade baixa! Havana - Na favela (Solar) Zaldo, na capital cubana Havana, as taxas de criminalidade e o número de homicídios caíram significativamente.

Franck e Yudith San Juan

Grupo de crianças do Solar Zaldo, alcançadas pelo trabalho missionário

Para os cerca de 3.000 moradores há uma nova esperança, eles percebem como Deus transforma pessoas. Esta também foi a experiência de Franck - Francisco Felipe Rodríguez San Juan.

Ex-bandido, as pessoas de seu bairro o temiam. Quando era criança, Franck tinha morado nas ruas com sua mãe e seus irmãos. A família não tinha condições nem de conseguir um barracão de chapas. Ainda muito jovem ele começou a angariar poder e influência por meio do crime, e também tornou-se viciado em drogas. Mas a vida de pobreza e vício não lhe agradava. Em sua miséria lembrou-se de Deus, conheceu o Evangelho, tornou-se cristão. Sua vida foi virada do avesso. Pouco tempo depois de sua conversão ele sentiu o chamado para o serviço missionário, estudou no Seminário Teológico Batista de Havana, tornou-se pastor e missionário. Hoje Franck alcança pessoas com um destino semelhante ao dele com a mensagem libertadora do Evangelho.

Sob a liderança de Daniel Gonzales, coordenador de MASA, ele iniciou há quatro anos um trabalho missionário e social na favela Zaldo – e ao mesmo tempo fundou uma igreja. Hoje Franck é pastor da igreja batista em Solar Zaldo. Ele é coerente, fala a linguagem das pessoas, e seu coração queima por elas e por Jesus. Os problemas nesta região são grandes demais, mas nunca antes a transformação positiva foi tão forte aqui quanto por meio do seu trabalho e o da igreja. Isto é simplesmente impressionante, agradecemos a Deus por isto!

Atualmente a igreja, que hoje conta com 150 membros, já cuida de 500 pessoas no bairro Zaldo, inclusive de forma muito prática: há distribuição de mantimentos e aconselhamento. Toda a vida do bairro mudou. Antigamente tinha a má reputação da pobreza e da violência. Toda semana as estatísticas oficiais indicavam ao menos uma morte. Agora o bairro ficou tranquilo. Em mais de cem famílias há agora pelo menos um cristão. Juntas as pessoas tentam construir a base para uma vida melhor. Muitos moradores venceram o alcoolismo. E Franck já trabalha em outros onze bairros pobres da capital.

No começo de 2009 a MASA assumiu este trabalho missionário como um de seus projetos. Nos próximos anos mais igrejas missionárias deverão surgir nestes bairros pobres, para que ainda mais pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus em sua miséria.

Pastor Franck também provou sua criatividade na construção de um templo para sua igreja. O pequeno salão de reuniões no bairro tinha ficado pequeno para a igreja, e oficialmente não é permitida a construção de novas igrejas em Cuba. A igreja encontrou uma solução. Foi construída uma laje de concreto de 250 metros quadrados cobrindo seis casas vizinhas. Os membros da igreja têm agora um teto sólido, e a igreja está aproveitando a área sobre as moradias para construir um salão de reuniões. A MASA deu apoio financeiro para construção da laje. Mais 7000 euros são necessários para o restante da construção.

Nossa esperança é que este projeto se multiplique em muitos outros locais nos próximos anos. A experiência em Zaldo comprova o poder transformador da fé: o Evangelho mudou de tal forma a vida de tantas pessoas no bairro que as consequências se tornaram visíveis na população como um todo. Glória a Deus por isto!

Pastor Carlos Waldow


No entries

Nothing found in the guestbook.