deutsch | english | español | português
Sexta, 13. Janeiro 2012 10:38 Age: 12 yrs

Relatòrio de viagem à Cuba - 2011

Encontro de treinamento com os missionários de EBM MASA.

Aqui está nascendo uma nova igreja – o local de cultos é um teto de plástico.

Viagem oficial a Cuba – 21 de março a 14 de abril de 2011
    
Quero dar-lhes aqui um pequeno resumo da minha viagem oficial a Cuba.

Sou muito grato por ter feito esta viagem na companhia de Arturo Köbernick, nosso representante regional para os países de fala espanhola. Sempre ficamos tocados pela forma como Deus abençoa nosso trabalho em equipe. Esta ajuda e complementação mútuas são muito importantes para nós. Desta vez nossas esposas, Marli Waldow e Betty Köbernick, nos acompanharam a Cuba. O ensejo foi a realização de alguns dias de retiro espiritual com os casais missionários deste país, o que fez muito bem a todos nós.

Pudemos experimentar constantemente a atuação do nosso Senhor Jesus, o que muito nos alegra e nos enche de gratidão a Deus. É simplesmente maravilhoso ver como Cristo alcança as pessoas com seu Evangelho. Pudemos ver o trabalho de missionários apaixonadamente dedicados, reunir-nos para discutir problemas e experimentar como o Espírito Santo produz disposição para arrependimento e mudanças.

Ficamos impressionados e felizes com os seis projetos apoiados por MASA, que se tornaram projetos modelo para o país inteiro. Nossos casais missionários empenham-se com muito amor e grande paixão, e Deus concede os frutos. Um motivo que traz grande alegria e, ao mesmo tempo, muitos desafios é que esta poderosa atuação e o grande crescimento dado por Deus demandam apoio financeiro adicional. Estamos numa época de atuação especial de Deus em Cuba. Muitas portas estão abertas, os projetos crescem de forma extraordinária. Há necessidades e oportunidades muito específicas e concretas, que gostaríamos de atender ainda neste ano, se tivermos as possibilidades financeiras para isto. Estamos falando de aproximadamente 60.000,00 euros adicionais. Isto seria impraticável dentro do orçamento normal. Ainda assim temos grande esperança e cremos que Deus pode nos dar os meios para isto.

Os três dias de retiro espiritual que realizamos com os seis casais missionários trouxeram resultados muito positivos. Tivemos muito tempo para escutar uns aos outros, tomar conhecimento dos desafios e dos resultados dos projetos, estudar alguns assuntos, fortalecer o espírito de equipe e definir alvos para o próximo período. Foi maravilhoso ver como eles deram valor a este encontro e como isto foi importante para eles. Temos certeza de que depois deste retiro nossos missionários fortaleceram sua visão de equipe de MASA em Cuba, em que todos se ajudam, fortalecem, aconselham, apoiam e exortam mutuamente.

Na Ilha da Juventude o trabalho continua crescendo muito. Karell e Raquel Lescaille e sua equipe de colaboradores atuam com muito amor e dedicação, mas também com uma visão estratégica muito clara. Aqui, assim como em todos os outros projetos em Cuba, constatamos sempre que falta de estrutura e recursos financeiros não são impedimentos para o trabalho. Seu ministério é altamente qualificado. O trabalho de Marcos e Alicia Rivero no treinamento de colaboradores para a plantação de igrejas em Las Tunas já obteve resultados muitos positivos nestes primeiros dois anos e meio de atuação. Cerca de 40 missionários foram treinados, e o mesmo número de igrejas novas foi aberto neste período. Este efeito positivo levou a Convenção Batista da parte leste a tomar a decisão de oferecer este ministério agora em toda a região de sua atuação em Cuba. Em abril começou o treinamento de 200 novos colaboradores e missionários em quatro regiões. Isto significa que nos próximos dois anos a previsão é de abrir 200 novas igrejas. O treinamento só está disponível para quem já está trabalhando na plantação de uma nova igreja. Todo trabalho é acompanhado por uma coordenação bem feita, com grande ênfase em aconselhamento e consultoria.
O projeto nas favelas de Havana com Frank e Yudith San Juan nos enche cada vez mais de alegria. É indescritível como e quantas pessoas são ganhas para Jesus a despeito das suas terríveis condições de vida. Uma segunda igreja já foi organizada, e o grupo já está trabalhando em outras 11 favelas. O trabalho em Sayas, Bahia Honda e em toda a região de Artemisa, realizado e coordenado por Juan e Ana Iris Sanchez, também está fazendo grandes progressos, o que nos alegra demais. Daniel e Ana Isabel Gonzalez lideram uma igreja em Havana, que passou por uma grande transformação nos últimos dois anos. Neste período a igreja duplicou de tamanho, de 400 para mais de 800 membros. Foram iniciados muitos projetos novos, como p.ex. os clubes bíblicos, e as pessoas são desafiadas a viver uma vida missionária ativa com Jesus. Tudo começou com muita oração, e isto continua sendo o ponto forte. Um dos novos projetos atende até 800 crianças e jovens com trabalho esportivo diário. Em três meses, mais de 50 jovens se decidiram por Jesus, foram batizados e estão sendo integrados à igreja por meio de cursos de discipulado.

Alegria e gratidão enchem nosso coração quando olhamos para os projetos em Cuba apoiados por MASA. A ele sejam louvor e honra!

Carlos Waldow


No entries

Nothing found in the guestbook.